Contabilidade para Indústria
Como aplicar Lean Manufacturing em sua indústria?
Lean Manufacturing: Descubra o que é e como aplicar em sua indústria!
Aplicar Lean Manufacturing pode determinar o aumento de faturamento direto e indireto em sua indústria.
A Lean Manufacturing trata de uma das piores coisas que podem acontecer a qualquer indústria: o desperdício. Não aproveitar ao máximo todos os seus recursos é perder a eficiência e, com isso, prejudicar a produção.
Esses recursos negligenciados incluem tudo, desde ferramentas de gerenciamento de projetos de manufatura até as habilidades dos membros da equipe.
A indústria está, obviamente, repleta de desperdícios. Quer sejam trabalhadores ociosos ou materiais não utilizados que não podem ser reciclados ou reaproveitados, os resultados são os mesmos: um obstáculo à produtividade.
Essa insistência em eliminar o desperdício é onde a ideia do Lean Manufacturing como um sistema de gerenciamento se desenvolveu.
Chamada de Lean Manufacturing ou manufatura enxuta, a verdade é que as lições aprendidas com essa metodologia podem ser aplicadas universalmente.
Os princípios de Lean Manufacturing podem ajudar seus processos de negócios a ganhar eficiência e, como resultado, se tornarem mais eficazes e competitivos em qualquer mercado.
Então, mesmo se você não estiver no ramo da indústria, ainda pode aprender algo com esta metodologia que mudou o mundo.
Uma Visão Geral da Lean Manufacturing
Lean Manufacturing é uma metodologia para reduzir o desperdício em um sistema de manufatura sem sacrificar a produtividade.
O cliente define o que tem valor em termos de quanto pagaria pelo produto ou serviço. Por meio do gerenciamento lean, o que agrega valor fica claro ao remover ou reduzir tudo o que não agrega valor.
História da Manufatura Enxuta
A ideia da manufatura enxuta foi defendida pela Toyota Production System e chamada de enxuta na década de 1990. Isso coincidiu com o crescimento da Toyota de uma pequena empresa para uma das mais bem-sucedidas vendedoras de veículos motorizados do mundo.
A ideia cresceu e se tornou o que alguns chamam de gerenciamento científico, que analisa e sintetiza o fluxo de trabalho para melhorar a eficiência.
Como praticar a manufatura enxuta
O significado geral de lean é que ele consiste em um conjunto de ferramentas que ajudam a identificar e eliminar desperdícios.
Esse desperdício pode ser criado por meio de sobrecarga e irregularidades nas cargas de trabalho. A remoção de resíduos de qualquer sistema melhora a qualidade e o tempo de produção, reduzindo custos.
Algumas dessas ferramentas incluem:
- SMED (troca de molde em um minuto, que é uma maneira rápida de passar de um processo de fabricação para outro)
- Mapeamento do fluxo de valor
- 5S (uma metodologia de organização do local de trabalho)
- Quadros Kanban (visualiza o fluxo de trabalho)
- Manutenção produtiva total (melhora a integridade e a qualidade do processo de fabricação)
- Agrupamento de ordem de classificação (análise do fluxo de produção)
- Agendamento de ponto único
- Redesenhando células de trabalho
- Processamento multiprocessado
- Gráficos de controle (para verificar cargas de trabalho)
Os objetivos para todas as abordagens são os mesmos, mas os meios para alcançá-los são ligeiramente diferentes.
O objetivo é melhorar o fluxo de trabalho, mas, ao fazê-lo, o desperdício também é eliminado naturalmente.
Os proponentes desses processos afirmam que eles adotam uma perspectiva de todo o sistema, em oposição a uma apenas na remoção de resíduos.
É por meio desses meios que o Lean Manufacturing ajuda a produtividade. Ele simplifica a estrutura operacional para entender, executar e gerenciar o ambiente de trabalho.
Fonte: Quero Montar Uma Empresa