Ciclo PCDA
Ciclo PDCA: Do que se trata e como usar na sua indústria?
Saiba tudo sobre o PDCA e veja como aplicar de forma impecável em sua indústria!
Entenda todos os pormenores do ciclo PDCA e tenha total efetividade na sua indústria
Abrir uma indústria e mantê-la em perfeito funcionamento, passando por cenários de crise – como o que vivenciamos recentemente -, exige muito de você, gestor, que precisa lidar diariamente com todos os desafios para proporcionar uma gestão efetiva do negócio.
E isso independe de qual ramo industrial você atua, pois são inúmeros os aspectos a serem considerados para manter um excelente padrão de qualidade dos produtos, além da capacitação da equipe e preocupação com trâmites internos na empresa.
Pois bem, você bem sabe que existem ferramentas que te auxiliam na gestão da sua indústria, e todo suporte que visa melhorias sempre é bem vindo, mas hoje, falaremos de uma ferramenta específica: a PCDA
Você pode até já ter ouvido falar em ciclo PCDA, mas você sabe o que significa e qual a sua real aplicabilidade em uma indústria?
Se você ainda não sabe do que se trata, está no lugar certo, pois iremos explicar tudo para você!
Ciclo PCDA: O que é?
Logo de cara, vamos traduzir a sigla, para que você já faça uma ideia do que ela representa…
PDCA significa Plan, Do, Check, Act, que em tradução livre quer dizer:
- Planejar,
- Fazer,
- Checar
- Agir.
O objetivo central desta ferramenta é a otimização de processos de uma empresa, – no seu caso a sua indústria -, buscando sempre atuar em prol de constantes melhorias, evitando falhas, problemas técnicos e buscando soluções inteligentes, para que após todo o processo seja feita uma análise completa.
Outro objetivo intrínseco desta ferramenta tem a ver com proporcionar mais rapidez e agilidade, além, é claro, de precisão.
O ciclo PDCA pode ser utilizado em qualquer indústria, o que representa uma vantagem muito importante para você, que é gestor, sem ter que se preocupar se o seu ramo em específico poderá ou não contar com a ferramenta.
PDCA: Ponto a ponto
Agora, vamos falar de forma bem objetiva sobre cada aspecto da sigla, para que você perceba a sua importância.
- Planejar (definição de objetivos e metas a serem alcançados);
- Fazer (colocar em prática, de acordo com o que foi planejado);
- Checar (em paralelo à execução, as ações devem ser monitoradas);
- Agir (após todo o processo, a sua indústria passa a agir para manter o padrão ou corrigir possíveis problemas).
Esteja pronto para crescer!
Elevar o padrão da sua indústria através de novos recursos é muito importante, mas você também sabe que existem outros aspectos internos que merecem cuidado e atenção, por mais que você não tenha tempo o suficiente para dar conta.
A contabilidade é um exemplo disso, mas quando você conta com um bom suporte profissional para garantir a gestão contábil da sua indústria, aí sim você tem a tranquilidade que tanto precisa para gerir o seu empreendimento de forma plena.
Sendo assim, se você deseja contar com o auxílio de especialistas para realizar uma gestão impecável das suas questões contábeis, basta nos contatar agora mesmo!
Fonte: Quero Montar Uma Empresa